Câmaras

Home / Serviços / Câmaras

O bom funcionamento de uma câmara fria depende de vários procedimentos e cuidados diários. Mas essa, sem dúvida, é uma das áreas da refrigeração onde fica evidente a importância de se agir corretamente antes mesmo do start-up, ou seja, quando a obra sequer saiu do papel. Do contrário, corre-se o risco de gastar demais no dia-a-dia e até mesmo deixar de atingir os objetivos inicialmente almejados.

Especificação de materiais, montagem, instalação elétrica e acabamento são alguns dos muitos passos que marcam o caminho de quem tem como meta a armazenagem de produtos perecíveis, mas sem nunca se afastar da temperatura ideal. Essa viagem, invariavelmente, começa no subjetivo campo das idéias, quando ainda se está diante de projetos, desenhos de engenharia e, principalmente, o desafio de encontrar alguém realmente capaz de cumprir uma tarefa de tanta responsabilidade, que muitas vezes transforma essas obras em verdadeiros cofres-fortes gelados.

Produtos como queijos, que passam pelo processo de cura, são apontados por Bailer como um exemplo bastante ilustrativo dessa realidade. “Se a câmara não for construída em aço 304 numa aplicação assim terá uma vida útil bem menor, devido ao efeito corrosivo desse tipo de alimento”, assegura.